ENERGIA SOLAR

Energia Solar Fotovoltaica

Sistema Fotovoltaico Conectado à Rede On Grid

Os sistemas “On Grid” são conectados à rede elétrica da concessionária local, por isso, sempre que houver excedente energia solar instalada, a mesma é enviada para a rede da concessionária, gerando créditos na sua próxima fatura, independentemente do período do dia.

Quando a energia solar gerada não for suficiente para o consumo, o sistema vai de forma automática a rede elétrica da concessionária buscando a energia de forma eficiente para o cliente. No fim das contas, você paga para a distribuidora a energia consumida da rede elétrica menos o que foi produzido por você.

Sistema Fotovoltaico OFF GRID

Os sistemas isolados ou Off Grid são caracterizados por não estarem conectados à rede de energia da concessionária. Esse sistema é utilizado para uso local e específico, abastecendo diretamente os aparelhos que utilizam a energia solar. A energia produzida é armazenada em baterias e não na rede elétrica, garantindo assim o abastecimento em períodos sem sol.

Instalações Elétricas

Uma instalação elétrica começa com um projeto bem elaborado. Realizamos projetos de instalações de baixa e media tensão respeitando as normas brasileiras estabelecidas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas técnicas).

Como Funciona a Energia Solar Fotovoltaica?

01 - Durante o dia, o sol emite radiação que atinge a atmosfera e a superfície terrestre.

02 - Os painéis fotovoltaicos absorvem a radiação e geram energia elétrica em corrente
contínua (CC).

03 - O inversor é o equipamento que converte a corrente contínua em corrente alternada(CA).

04 - Após a conversão, a energia pode então ser aproveitada e utilizada por todos os
equipamentos elétricos em uso do estabelecimento.

05 - A energia gerada que estiver sobrando é injetada na rede elétrica e essa quantidade de
energia é registrada pelo medidor.

06 - À noite, quando não há geração de energia, a rede elétrica da concessionária fornece a
eletricidade necessária.

No Fim do Mês:

No fim do mês, você paga na conta de luz o valor equivalente a energia que foi consumida da concessionária menos a energia que foi injetada na rede elétrica através do sistema de energia solar.

Energia Limpa e Gratuita:

O sol é uma fonte inesgotável e gratuita de energia limpa e o sistema fotovoltaico não emite
qualquer poluente.

Economia na Conta de Luz:

O sistema de compensação de energia através dos créditos energéticos pode trazer uma economia de até 95% na conta de luz.

Baixa Manutenção Vida Útil Longa:

Sistemas fotovoltaicos são extremamente confiáveis, podendo mesmo durar décadas com baixíssima manutenção.

Valorização do Imóvel:

Seu imóvel pode ser valorizado em até 20% simplesmente por contar com um sistema de
geração de energia solar.

Certificações Leed

O LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) é uma certificação para construções sustentáveis, concebida e concedida pela Organização não governamental americana U.S. Green Building Council (USGBC), de acordo com os critérios de racionalização de recursos (energia, água, etc.) atendidos por um edifício. É o selo de maior reconhecimento internacional e o mais utilizado em todo o mundo, inclusive no Brasil.

O aproveitamento sustentável de recursos naturais, como uso da energia solar, eólica, ventilação natural, entre outros, é apenas um dos quesitos para a certificação. Para ter essa certificação, o empreendimento também precisa ser economicamente viável (retorno aos empreendedores), socialmente justo e culturalmente aceito (contribuir para o crescimento de todas as pessoas envolvidas).

E esses quesitos são divididos nos seguintes grupos, para obter uma pontuação:

→ Sustainable Sites: Sustentabilidade da localização;

→ Water Efficiency: Eficiência no uso da água;

→ Energy & Atmosphere: Eficiência energética e cuidados com as emissões;

→ Materials & Resources: Otimização dos materiais e recursos naturais;

→ Indoor Environmental Quality: Qualidade ambiental no interior da edificação.

→ Innovation In Design: Uso de novas e inovadoras tecnologias;

→ Regional Priority: Edificações priorizam as preocupações ambientais regionais.

Selo Solar

Ao optar pelo uso de energia solar, o consumidor faz um investimento na saúde do seu bolso e na do planeta, reduzindo o consumo de eletricidade proveniente de fontes fósseis e o valor da conta de energia elétrica. Assim, nada mais justo do que reconhecer esse esforço. Foi pensando nisso que em 2012 foi criado o Selo Solar, uma iniciativa Instituto para o Desenvolvimento de Energias Alternativas na América Latina (IDEAL), com o apoio da Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável por meio da GIZ e KfW que concede certificação para empresas ou instituições públicas e privadas que utilizem a energia solar fotovoltaica como fonte de energia. Quem tem a certificação mostra que aposta em uma energia renovável e de baixo impacto para o meio ambiente, além de ajudar a promover essa causa.

Programa de Certificação de Energia Renovável “REC Brazil”

O Programa de Certificação de Energia Renovável “REC Brazil” é uma iniciativa conjunta da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica) e da Associação Brasileira de Energia Limpa (Abragel), com apoio da

Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e da Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (ABRACEEL), e visa fomentar o mercado de energia gerada a partir de fontes renováveis e com alto desempenho em termos de sustentabilidade.